Saltar para o conteúdo
BANCADA
Crónica

A alcunha que vale mais que o nome

No futebol, ganhar uma alcunha é ganhar o povo. O Fenómeno, o Rei, a Pulga, o Faraó. E na rua angolana é igual: há craques de bairro cujo nome de batismo ninguém sabe, mas a alcunha toda a gente grita.

Há uma coisa que o futebol faz e mais nada faz igual: transforma um nome numa lenda através de uma palavra que nem os pais escolheram. O Fenómeno. O Rei. A Pulga. O Faraó. O Furacão. Ganhar uma alcunha, no futebol, não é uma piada — é ganhar o povo. É o momento em que deixas de ser um jogador e passas a ser uma personagem.

Repara que ninguém decide a sua própria alcunha. Ela nasce na boca de quem vê, cresce na esplanada, espalha-se pela rua, e um dia já ninguém se lembra do nome verdadeiro. É a forma mais pura de fama: quando a multidão te rebatiza, é porque te tornou dela.

E na rua é exatamente a mesma coisa

Vai a qualquer bairro de Angola e procura o melhor jogador da peladinha. Vais ouvir um “Maradona do Prenda”, um “Ronaldinho da Samba”, um “Mudança”, um “Perna de Pau” que afinal joga que é uma maravilha. O nome de batismo desses craques ninguém sabe. A alcunha, essa, a zona inteira grita quando ele faz o túnel.

Porque a alcunha é o troféu que se ganha antes de qualquer troféu. Não precisa de estádio, de contrato, de televisão. Precisa de uma jogada que fique na memória de quem estava a ver, e de alguém com graça suficiente para lhe dar um nome. É o povo a escrever a história em tempo real, com humor e com verdade.

Por isso, se um dia alguém te puser uma alcunha por causa de futebol — mesmo que seja a gozar — aceita com orgulho. Significa que jogaste alguma coisa que valeu a pena lembrar. E no futebol, ser lembrado é o único título que ninguém te tira.

Mais crónicas